quinta-feira, 19 de julho de 2007


Em defesa dos adolescentes dos nossos dias

Dou a mão à palmatória: os adolescentes dos tempos modernos têm uma vida, de facto, muito complicada…
Sms, mms, msn, mp3, mp4, hi5, usb, wii, ps1, ps2, ps3, psp… a quantidade de siglas que é necessário dominar para se manter um diálogo actualizado é brutal!
A esta lista (muito incompleta, certamente) acresce a quantidade de pins para o(s) telemóvel(veis), o PDA, os cartões multibanco; passwords para os emails, contas de telemóvel na net, msn, hi5, blogues; nicks para os chats, blogues, jogos virtuais e para as restantes vidas que se vivem net fora. Nem falo do Second Life, que ainda não tive curiosidade em conhecer pois acho que gerir a minha “First Life” já me dá trabalho suficiente.
Também não se deve menosprezar o esforço necessário para a substituição temporária (ou definitiva, em muitos casos) do alfabeto e vocabulário ensinados na escola e pela família por outro código ortográfico, fonético e semântico bastante mais complicado.
Mais complicado, sim! Pois há que admitir que saber que “xkulpa” e "jahtah" significam respectivamente “desculpa” e “já está” não é para todos. E o esforço e concentração necessários para fazer a associação som/grafia são notáveis.
Saindo da área da comunicação e passando aos artefactos do dia-a-dia é, ainda, necessário fixar a nomenclatura correcta de variadíssimos objectos, pois o que antes era apenas um boné, uns ténis ou uma simples caneta abandonou essa designação generalista e passou a denominar-se um boné adidas, uns ténis nike total 90 ou uma caneta de gel uni-ball.
Posto isto, pergunto-me: com tanta informação imprescindível para a vida social dos nossos miúdos ainda esperamos que haja nos seus cérebros espaço para memorizar uma fórmula matemática ou um verbo em língua francesa? Ora… francamente!!!