sábado, 26 de abril de 2008

O que é a Arte?

O desejo de ser diferente, de inovar e de provocar polémica por vezes vai longe demais:

“(…) A mais recente proposta do alemão Gregor Schneider está a causar polémica no seu país. O artista plástico anda à procura de um doente terminal que esteja disposto a agonizar e morrer no centro de uma instalação, na presença do público, dentro de uma galeria.

O artista defende a sua ideia com o argumento de que tornar a morte pública pode contribuir para amenizar o medo do momento final da vida.(…)

Scheneider, que alega ter recebido ameaças de morte depois de tornar pública a sua pretensão, afirma que tratará a morte de uma maneira respeitosa, e que o doente ficaria num espaço fechado, cujo acesso seria controlado, com um mínimo de privacidade. Segundo o artista, todo o processo artístico vai ser desenvolvido com o consentimento do doente e dos seus familiares, que poderão decidir a forma como o mesmo se apresentará em público.

Para políticos de esquerda e de direita, que criticaram o projecto, trata-se de um 'abuso da liberdade artística.” expresso


O que é a Arte?

Lembro-me de uma tarde de 6ª feira em que, na primeira aula de Teoria da Arte, passámos quatro horas a tentar responder a esta questão lançada pelo professor. Não chegámos a uma conclusão consensual…
Mas tenho a certeza de que a arte não é isto!