segunda-feira, 2 de julho de 2007

É notícia, não é? Bora lá, Maria!

Ao que parece, a primeira semana de existência do Museu Berardo tem sido um êxito ao nível do número de visitantes. Em Janeiro, quando a Gulbenkian expôs obras de Amadeo de Souza-Cardoso, obteve, também, um elevadíssimo número de visitas, principalmente nas últimas quarenta e oito horas.
Se os Portugueses acorrem em massa às exposições é porque são amantes da arte, certo? Errado!
Acorrem em massa às exposições tal como se esfalfam para estarem presentes na abertura do túnel do Marquês, na primeira viagem do comboio da Fertagus ou na inauguração da Ponte Vasco da Gama. Em menor número mas, ainda assim, em números bastantes significativos, também comparecem à entrada dos tribunais em dias de julgamento dos homens da bola, serial killers ou qualquer anónimo que cometa um crime digno de destaque. Marcaram presença em Penafiel para ver (…com todo o direito e indignação…) a criança entregue aos pais após um ano e, mais recentemente, deslocam-se em romaria à praia da Luz para ver os locais de que se fala a respeito do desaparecimento da menina britânica.
Os Portugueses são amantes do mediatismo. É notícia? Abre blocos informativos? É comentado pelos amigos do café ou pelos clientes do talho? Então estão lá!
Alguns fazem-no para poderem ser olhados com inveja pelos amigos que (… coitados…) apenas tiveram oportunidade de ver umas imagens na tv ou uma foto no jornal. Outros porque querem juntar mais uma inauguração ou mais um acontecimento importante à sua extensa colecção e dedicam-se a essa árdua tarefa com todo o empenho e sacrifício que actividade tão nobre exige. Em determinado tipo de evento há, ainda, os que vão porque fica béim, tá a ver???
Parece-me claro que um amante de pintura não deixaria para visitar uma exposição de dois meses no último dia (sim, mesmo sendo português…), tal como não quererá partilhar a experiência e o prazer de apreciar a colecção Berardo com milhares barulhentos… a menos que, contrariamente ao que teorizava Baudelaire, não sejam assim tão poucos os que têm a capacidade de “jouir de la foule”

PS - Senhores Coleccionadores: no próximo dia 8 tem lugar a festa de inauguração da Ponte da Lezíria. Obrigatória para profissionais!